Adaptações foram feitas do conto ao jogo, segue o texto proposto no artigo com mais detalhes da transcriação do conto.
O conto serve como ponto de partida para o game. O Servo da Morte não é totalmente fiel ao conto, foram coletadas varias peculiaridades do conto. O conceito e o ambiente é baseado no conto.
A história baseia-se em Joseph, um lenhador que contraiu a doença mas sobreviveu.
Como o grupo interpretou a Morte Rubra como algo superior (obviamente imortal), não seria condizente o jogador jogar com tal personagem. Por isto adaptamos tal personagem.
O game se define em tres estágios principais: A vila, o centro da abadia e os salões.
“O envolvimento puxa os jogadores para o contexto do game e concentra sua atenção na situação do jogo, e não no mundo real à volta deles”
(Schuytema, Paul. Design de Games uma abordagem prática. Pag. 202)
Pensando nisto, decidimos que a parte gráfica, sonora e conceitual deve priorizar o processo de imersão do jogador.
A vila é a fase inicial, aonde o jogador deve aprender seus comandos e situar-se na história. A vila não é muito comentada no conto, porém o grupo definiu que acrescentar este estágio é de suma importância para o jogador compreender o personagem, a morte rubra e a destruição causada por ela. Cut-scenes ajudarão neste processo.
A passagem secreta serve apenas de transição; da vila para as torres (que levam o personagem ao centro da abadia.
“Gostaríamos de abrir uma porta misteriosa apenas para sermos atacados por uma horda de criaturas aracnídeas – golpeamos, açoitamos e recuamos e, com alguma sorte, despachamos os inimigos, respiramos fundo e entramos no próximo comodo” (Schuytema, Paul. Design de Games uma abordagem prática. Pag. 309)
Baseado nisto, o grupo priorizou os puzzles nesta próxima etapa. O centro da abadia foi adaptado, também não existe no conto. Possui vários puzzles e dois boss. Tal mudança foi feita por três motivos
- Ajudar o jogador a aprimorar seus comandos
- Trazer diversidade ao jogo, e também mais desafio.
- Imergir ainda mais o jogador na história.
Todos os elementos presentes nesta etapa foram adaptados.
Os sete salões
Foram mantidos os salões presentes no conto, com suas respectivas cores. Porém objetos que são citados no conto não foram implementados, afim de trazer uma melhor jogabilidade e movimentação ao personagem. Também foi adaptada a localização em que o príncipe se encontra: apenas no último salão, para melhor condizer com os desafios desejados para o game.
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